Impacto social
São Gonçalo do Rio Preto é um município mineiro com cerca de 3 mil habitantes. Localizado no Vale do Jequitinhonha, próximo a Diamantina, a cidade que leva o nome do rio de águas escuras destaca-se pela forte vocação ambiental. Ao contrário de outros lugares da região que foram depredados pelo garimpo, o Rio Preto foi preservado e atualmente é protegido pelo Parque Estadual do Rio Preto.
A economia local, no entanto, carece de recursos e investimentos. Um dos principais problemas é a falta de emprego e renda. Como em muitas cidades da região, o poder público acaba sendo o maior empregador. As poucas atividades econômicas giram em torno do comércio, turismo rural e agricultura familiar.
Nesse contexto de escassez, as mulheres acabam sendo as mais prejudicadas: em geral, têm renda menor e sobrecarga de trabalho doméstico. Não é raro que sejam as únicas responsáveis pelo sustento da família.
Para minimizar esses problemas, a Rioveg tem seu modelo de negócio baseado no fortalecimento da agricultura familiar para a produção da bucha vegetal e na formação de uma rede de mulheres que atua no processo de manufatura da bucha vegetal.
Participe dessa causa!